capa no campo

Ipanema no campo

Estresse Térmico

06/11/2024

Conheça os sinais e as mudanças de comportamento que podem impactar na saúde das vacas e prejudicar a sua produção de leite.

🔵 Perda de apetite e redução de alimentos consumidos: A alimentação correta e balanceada é o pilar mais importante para manter a saúde do rebanho e a qualidade do leite, por isso, fique atento a este sinal e não corra o risco de sofrer impactos negativos na sua produção.

🔵 Aumento de salivação e transpiração: Em dias muito quentes é importante observar o aumento de saliva e de transpiração nas vacas, pois esse aumento pode significar eliminação do excesso de calor corporal, um sinal de estresse térmico corporal. 

🔵 Aumento da frequência cardíaca e respiratória: A temperatura corporal é um dos principais indicadores da capacidade de termorregulação do organismo, refletindo o estado geral de saúde do rebanho.

🔵 Redução na produção de leite: Com a redução no consumo de alimentos, é notável a fragilidade no sistema imunológico que consequentemente impacta de forma prejudicial a produção de leite.

Ficar por dentro dos sinais de estresse térmico, manter a atenção sobre o comportamento do rebanho e redobrar os cuidados necessários como, resfriar as vacas com ventiladores, pastos com sombras, água de qualidade e de livre consumo, frequência e tempo de alimentação e suplementos minerais e vitamínicos. Evita que o seu rebanho seja prejudicado por essa condição.

Fonte de pesquisa: milkpoint.com.br



Fique por dentro das novidades

Receba novidades, receitas e dicas culinárias.