Queijo Coalho: História e Curiosidades
Com raízes nordestinas, famoso nas praias, em pratos típicos e a estrela do churrasco, o Queijo Coalho é um símbolo da culinária regional do Nordeste. Sua origem é do período colonial, quando os portugueses adaptaram algumas técnicas da Europa para o clima seco do Nordeste brasileiro.
Sua produção surgiu como uma solução criativa para conservar o leite em regiões de clima quente, onde a refrigeração era quase inexistente, resultando em um queijo firme, de longa durabilidade e sabor característico.
Ao longo dos anos, o Queijo Coalho ganhou espaço em todo o Brasil, conquistando corações pelo seu sabor leve e pela facilidade no preparo, e com o Queijo de Coalho Ipanema não é diferente, ele tem textura firme, é crocante por fora e macio por dentro, derrete e doura com facilidade quando aquecido.
Harmoniza perfeitamente com mel, melaço de cana ou geleias, além de ser incrível ao lado de carnes e vinhos leves. É o ingrediente ideal para pratos típicos como escondidinho, baião de dois ou até mesmo direto na brasa. Um verdadeiro clássico que carrega história, tradição e muito sabor! 🧀